Dentista – A saúde começa pela boca

O dentista também conhecido como odontologista é o profissional especializado na saúde bucal envolvendo procedimentos preventivos como higiene bucal e reparadores como obturações e pequenas cirurgias relacionadas aos dentes e a gengiva.

Além do cuidado diário através da escovação e demais métodos de higiene bucal é importante consultar o dentista periodicamente para avaliar a saúde da boca. Nas diferentes áreas da odontologia, esse profissional é responsável pela saúde e estética das pessoas começando pela boca. Existem áreas específicas em que o dentista pode se especializar, como a odontopediatria, ortodontia ou realização de próteses e implantes.

Por incrível que pareça, durante o período colonial no Brasil os profissionais que atuavam como dentistas eram os barbeiros da época. Esses profissionais eram na realidade uma espécie de faz tudo. Além de barbear e cortar o cabelo dos cidadãos da época esses profissionais realizavam curativos e extrações de dentes já tomados pela cárie, entre outros procedimentos que mal podem ser considerados como cirurgias.

A medicina e a odontologia foram se desenvolvendo e ficou evidente que o dentista precisaria ser um profissional especializado nos procedimentos atrelados a saúde bucal da população e os barbeiros tornaram-se profissionais dedicados aos cuidados estéticos.

Hoje em dia para se tornar um dentista o profissional precisa ser formado no curso bacharelado em odontologia com duração de cerca de quatro anos, podendo em seguida realizar especializações em nichos como a odontologia estética. Além disso o dentista possui um registro junto ao conselho regional de odontologia, conhecido como cro. Tanto o conselho regional quanto o federal, têm como funções definir e divulgar normas e recomendações além de fornecer acesso às informações e melhorias para todos os dentistas do Brasil, visando o melhor para cada profissional, cliente e a classe como um todo.

Estudos apontam que doenças e infecções na gengiva e nos dentes podem agravar outros problemas relacionados ao sistema nervoso, cardíaco e doenças como diabetes. Tornando ainda mais importante o cuidado com a saúde bucal, considerado por muitos como um fator quase que estético. Medidas preventivas são simples e podem ser aplicadas no dia a dia, evitando doenças e problemas mais graves com a saúde de modo geral, por isso, tenha alguns cuidados com os dentes no dia a dia e sempre consulte seu dentista.

dentista.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: