Conheça o importante papel da Fisioterapia

 

A fisioterapia como a ser desenvolver como especialidade terapêutica em meados do século XX, durante as grandes guerras. A violência causada por essas guerras além de fazer vítimas fatias deixou muitos feridos com sequelas e deficiências físicas. Diante desse cenário foram adotadas e desenvolvidas técnicas para auxiliar na recuperação dos movimentos dessas vítimas.  Técnicas como o pilotes e a fisioterapia que desde de então vem sendo cada vez mais aperfeiçoadas e popularizadas pelo mundo.

No Brasil, a fisioterapia começou a ser adotada como terapia para reabilitação na Santa Casa de Misericórdia, na cidade São Paulo, por volta de 1929.

O fisioterapeuta precisa ter formação no curso de fisioterapia como cerca de quatro anos de duração. Como a maioria dos segmentos da saúde, a fisioterapia possui um conselho de nível nacional que é responsável pela orientação e supervisão do exercício da fisioterapia e demais terapias ocupacionais, esse conselho é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, que foi criado há mais de vinte anos e tem como função o controle ético e social dessas terapias.

A fisioterapia é geralmente indicada para pessoas que sofram com dores físicas causadas por acidentes, má postura e lesões físicas. O fisioterapeuta aplica técnicas de semelhantes à massoterapia e exercícios de baixo impacto para prevenção ou reabilitação de transtornos físicos em seus pacientes.

A relação entre a fisioterapia e a terapia ocupacional são muito próximas, até mesmo porque, em alguns casos, o mesmo profissional pode atuar nas duas áreas. A principal diferença é de que a terapia ocupacional também engloba outras atribuições como o tratamento de transtornos emocionais e utiliza de atividades lúdicas para tratar traumas e promover a ressocialização de algum indivíduo.  Geralmente os profissionais dessas áreas atuam em clinicas especializadas, hospitais, asilos entre outras unidades de saúde variadas.

No dia 13 de outubro são comemorados o dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, algumas fontes relatam que a data é comemorada nesse dia por ser a data da criação oficial dessas profissões. Desde 2015, através de um decreto da presidente em exercício Dilma Rousseff, a data passou a ser reconhecida pela lei, que antes era uma celebração “informal”.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: